NOVELAS

Eli Ferreira Interpreta Ruth de Souza em ‘Garota do Momento’: Homenagem a uma Lenda da Representatividade

Atriz da Globo revive ícone negro da dramaturgia brasileira em novela das seis. Personagem ministrará aulas de teatro e influenciará trajetória da protagonista Beatriz.

Eli Ferreira Interpreta Ruth de Souza em ‘Garota do Momento’: Homenagem a uma Lenda da Representatividade

Foto: Reprodução: Rede Globo

Eli Ferreira Revive uma Lenda: Ruth de Souza na Teledramaturgia

Eli Ferreira, conhecida por viver a professora Lu em "Renascer" (2024), assume o desafio de interpretar Ruth de Souza em "Garota do Momento". A personagem, que estreia em 30 de janeiro, aparecerá como mentora de Beatriz (Duda Santos), ajudando-a em um teste de câmera e ministrando aulas no Clube Gente Fina. "É uma honra dar vida a quem abriu portas para tantas de nós", declarou Eli em entrevista aos bastidores.

Ruth de Souza: A Pioneira que Inspira Gerações

Primeira atriz negra a protagonizar uma novela no Brasil ("A Cabana do Pai Tomás", 1969) e indicada ao prêmio de Melhor Atriz no Festival de Veneza (1953), Ruth de Souza (1919-2019) é um símbolo de resistência e excelência artística. Na trama, sua versão fictícia reforçará a importância da representatividade negra nas artes, ecoando sua luta real por espaço na TV brasileira.

A Personagem na Trama: Professora, Mentora e Agente de Mudança

No enredo, Ruth de Souza não só prepara Beatriz para o mundo das câmeras, mas também questiona estruturas excludentes do meio artístico. Em cenas gravadas no Clube Gente Fina, Eli Ferreira reproduz falas históricas da atriz, como "Arte é revolução, e nós somos a voz dessa transformação".

Nas Redes: ‘Eli Está Perfeita!’ e Celebração da Representatividade

A notícia da homenagem gerou comoção nas redes sociais. Fãs destacaram:

  "Ruth merece esse tributo. Eli vai arrasar!"

  "Ver uma lenda negra interpretada por outra mulher negra é potência pura".

Colegas de elenco, como Duda Santos, também celebraram: "Aprender com Eli está sendo uma aula de história viva".

Por Que Essa Homenagem Importa?

A escolha de Eli Ferreira não é aleatória: a atriz, que já denunciou falta de oportunidades para artistas negros, personifica a continuidade de um legado. Para a crítica de TV Marina Person, "é um acerto da Globo resgatar Ruth de Souza em um momento em que a pauta racial ganha força na teledramaturgia".